NOGUEIRA, Atílio Sozzi. Investigação da associação entre locus de controle, autoestima
e avaliação atitudinal do cadete da AMAN. 2018. 71 f. Dissertação (Mestrado em
Psicologia). Orient. Prof. Dr. Marcos Aguiar de Souza. Instituto de Psicologia, Universidade
Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2018.
No presente estudo, o objetivo foi o de estudar os fenômenos do locus de controle e da
autoestima em cadetes, bem como a associação de tais variáveis com os resultados de suas
avaliações atitudinais (competências transversais). Os participantes do estudo foram 1822
cadetes dos quatro anos de formação da AMAN. A participação foi voluntária e com
preenchimento de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os participantes
responderam os instrumentos de pesquisa de forma coletiva: Escala Multidimensional de
Locus de Controle de Levenson (Levenson, 1981) e a Escala de Autoestima de Rosenberg
(EAR) (Rosenberg, 1965). O estudo foi desenvolvido em quatro etapas. Na primeira o
objetivo foi levantar evidências de validade destas escalas para o contexto militar da AMAN.
Após procedimentos de Análise Fatorial Confirmatória (AFC), a EAR foi teve sua validade
evidenciada com 9 itens (N=933, X2=107,929, X2/gl=4,151, RMR=0,023, GFI=0,976,
AGFI=0,959, CFI=0,973 e RMSEA=0,056) e a Escala Multidimensional de Locus de
Controle de Levenson com 20 itens (N=933, X2=657,726, X2/gl=3,962, RMR=0,037,
GFI=0,932, AGFI=0,914, CFI=0,893 e RMSEA=0,055). Na segunda etapa foi realizado, com
base na técnica dos grupos focais, o levantamento qualitativo da percepção dos fenômenos
autoestima e locus de controle pelos cadetes. Resultados desta etapa corroborara2m com a
teoria, bem como apresentaram a percepção atual dos cadetes acerca destas variáveis. A
terceira etapa foi a correlação entre a autoestima e o locus de controle com o desempenho
atitudinal do cadete. Neste momento, os resultados indicaram que existe associação entre os
fenômenos estudados, corroborando novamente com a teoria. Por fim, com a utilização da
Modelagem de Equações Estruturais, foi elaborado um modelo geral do estudo, que relaciona
os dados de locus de controle e de autoestima, testando a influência do primeiro sobre o
segundo (N=933, X2=1502,056, X2/gl=4,115, RMR=0,036, GFI=0,920, AGFI=0,904,
CFI=0,895 e RMSEA=0,049). Os resultados corroboram parcialmente com a hipótese de
estudo, uma vez que foi observada a influência. Todos os dados e resultados levantados no
presente estudo devem ser interpretados com cautela. Sugere-se a realização de estudos
complementares, com outros instrumentos e variáveis, tudo com o objetivo de melhor
9 compreender os indicadores de validade ora apresentados, bem como o papel de cada uma das
variáveis de estudo para o processo de educação superior militar da AMAN.